TheGrue.org

Exercício Público de Cidadania no âmbito do Risco Sísmico

No próximo dia 6 de novembro, às 11h 06 realiza-se em Portugal o exercício público de cidadania no âmbito do risco sísmico – A TERRA TREME, no qual o Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria está inscrito para participar.

Assim, no dia 6 de novembro, às 11h 06, todas as pessoas (alunos, professores, funcionários), onde quer que estejam, deverão participar no exercício nacional, praticando os três gestos básicos de proteção em caso de sismo:

Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;

Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;

Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.

O exercício A TERRA TREME tem a duração de um minuto.

Promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, em parceria com diversas entidades públicas e privadas, este projeto enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e nas ações que assinalam os 260 anos do sismo de 1755,  pretendendo envolver as diferentes comunidades na sua preparação para o risco sísmico.

Para mais informações e dados adicionais, queiram por favor consultar o site www.aterratreme.pt, que resume a informação essencial sobre o projeto.

Folheto