História...

 

Patrono...

 

Historiador e bibliotecário, nascido em Olhão no dia 27 de Dezembro de 1909 e falecido em Paço d'Arcos em Fevereiro de 1992.
O seu pai e avô eram gente de mar, pelo que foi com sacrifício que fez a licenciatura em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, que terminou em 1936 com a tese Subsídios para a História da Invasão Francesa no Algarve - 1808 e, posteriormente, faz o curso de Biblioteconomia e Arquivologia.
Alberto Iria, embora sempre muito ligado a Olhão, porque exerceu a sua profissão em Lisboa, ainda hoje é mal conhecido na sua terra, muito embora a cidade lhe tenha prestado já algumas homenagens, nomeadamente a de dar o seu nome a uma Escola e a uma rua.
No entanto, Alberto Iria é o historiador que está por trás de quase tudo quanto é mais relevante para o conhecimento da História do Algarve e, concretamente, de Olhão!

 

 

O Agrupamento...

 

O Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria está situado na cidade de Olhão no Distrito de Faro - Algarve
O Agrupamento é constituído por duas escolas: a EB1/JI Nº1 e a EB2,3 Dr. Alberto Iria, que dá o nome ao Agrupamento e onde se localiza a sede.
O Jardim-de-infância e a EB1 Nº1 deste Agrupamento de escolas situam-se na parte sudoeste da cidade de Olhão, zona do Antigo Largo da Feira, caracterizada pela heterogeneidade habitacional ao ser constituída por vários bairros.
A EB 2/3 Dr. Alberto Iria entrou em funcionamento no ano letivo de 1990/1991 e situa-se a cerca de quinhentos metros a norte da EB1/JI, numa área habitacional também caracterizada pela sua heterogeneidade.
 

 

 

Visitas: 1167