SPO

 

 

O que é?

O Serviço de Psicologia e orientação (SPO) é uma unidade especializada de apoio educativo que desenvolve a sua ação na escola. O SPO desenvolve a sua actividade em estreita articulação com as restantes estruturas educativas e serviços da comunidade e visa promover a existência de condições que assegurem a plena integração escolar dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento integral.

Quais as atribuições e competências do SPO?

De acordo com o decreto-lei n.º 300/97, de 31 de outubro o Serviço de Psicologia e Orientação assegura, na prossecução das suas atribuições: o acompanhamento do aluno, individualmente ou em grupo, ao longo do processo educativo, bem como o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações interpessoais no interior da escola e entre esta e a comunidade.Os serviços desenvolvem a sua ação nos domínios do apoio psicopedagógico a alunos e professores e do apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolar. Os serviços exercem ainda a sua atividade no domínio da orientação escolar e profissional.

 

Actividades desenvolvidas pelo SPO

 Apoio Psicológico e Psicopedagógico 

 No apoio psicológico e psicopedagógico: as actividades desenvolvidas visam facilitar o desenvolvimento da identidade pessoal dos alunos. São sobretudo dirigidas a alunos que apresentem problemáticas relacionadas com o seu desenvolvimento pessoal, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento interpessoal, dificuldades emocionais e problemas de comportamento. A intervenção poderá assumir várias formas: acompanhamento direto dos alunos, aconselhamento, encaminhamento e/ou articulação com outros serviços/entidades da comunidade escolar e fora desta, com responsabilidades em matéria de infância e juventude.

 Orientação Escolar e Profissional

O desenvolvimento de ações de orientação escolar e profissional visa promover o desenvolvimento vocacional dos alunos, apoiando-os na construção do seu projeto de vida e nas escolhas nele envolvidas, através de um processo de desenvolvimento do autoconhecimento a partir da avaliação de interesses, aptidões e valores, promovendo e facilitando o acesso à informação escolar e profissional.

Apoio ao Desenvolvimento das Relações na Comunidade

 Na vertente do Apoio ao Desenvolvimento do Sistema de Relações na Comunidade Educativa as actividades desenvolvidas visam articulação com a comunidade educativa na delineação e implementação de estratégias que visem a promoção e o desenvolvimento das relações entre os diversos intervenientes da comunidade.

 

Qual a constituição do Serviço

O agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria dispõe de um S.P.O que também apoia a E.B.I/José Carlos da Maia sediado no agrupamento de escolas Professora Paula Nogueira. O Serviço dispõe da técnica Eduarda Arroio, colocada a tempo parcial Contato: Dr.ª Eduarda Arroio (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

Funções dos técnicos do SPO

Os técnicos do SPO desenvolvem as suas funções em contexto escolar, de acordo com o previsto no Decreto-Lei n.190/91, de 17 de maio, e Decreto-Lei n.º300/97, de 31 de Outubro.

Quem pode recorrer ao SPO?

Este serviço é dirigido a todos os elementos da comunidade escolar que sejam significativos ao processo de desenvolvimento e de ensino aprendizagem dos alunos em questão: professores, titulares de turma, diretores de turma, pais e/ou encarregados de educação, funcionários e outros agentes educativos.

Como aceder ao SPO?

Poderá aceder a este serviço através de:

 Contato telefónico para a escola sede do agrupamento (para marcação de possível contato direto);

Sinalização/Encaminhamento do Docente Titular/Diretor de Turma.

 

 

 

 

 

 

  

Visitas: 707